Fabricação Mecânica


Eixo Tecnológico: Produção Industrial

 


O que o aluno estuda

Cálculo, eletricidade, física e geometria analítica são algumas das disciplinas básicas para a compreensão do curso. Além disso, o aluno vai aprender sobre a aplicação dos materiais utilizados na construção mecânica, na fabricação de equipamentos e ferramentas; processos mecânicos de usinagem e conformação; elaboração de processo de fabricação de um produto acabado como, por exemplo, uma peça a partir de uma barra de metal, entre outros. Desenho técnico assistido por computador, software (CAD, CAE e CAM), hidráulica, pneumática, automação e robótica também fazem parte do currículo. 


O que o profissional faz

Atua no segmento de fabricação, envolvendo usinagem, conformação, soldagem, montagem e outros processos mecânicos. Planeja, controla e gerencia diversos processos, como desenvolvimento e melhoria de produtos. Na gestão de projetos, alia competências das áreas de gestão como qualidade e controle ambiental. A multidisciplinaridade é o principal atrativo do curso, o que torna o tecnólogo em Fabricação Mecânica um profissional de fácil adaptação e boa empregabilidade. É capaz de atuar em empresas de diversos segmentos da indústria.

 

Onde trabalhar

Empresas do ramo metalomecânico, incluindo indústrias manufatureiras e ferramentarias. Na indústria em geral, serralheria, mobiliário, autopeças e em serviços como assistência técnica especializada em diversos equipamentos. Pode também dedicar-se ao setor público, ao ensino e à pesquisa. Como empreendedor, tem opção de abrir sua própria fábrica, comércio, assistência técnica ou consultoria.


Coordenador do Curso: Prof. Me. Paulo Eduardo Leite de Moraes

Email: paulo.moraes@fatecmm.edu.br

Telefone:  3804-5387

 

 

Para mais informações acesse os links a seguir:

 

Infraestrutura Mecânica

Projeto Pedagógico do Curso

 


Copyright © 2017 Faculdade de Tecnologia de Mogi Mirim - Arthur de Azevedo - Telefones: (19) 3806-2181 e 3806-3139
Desenvolvido por Joomla 1.7 Templates