COMUNICAÇÃO ACADÊMICA
40 aulas.
OBJETIVOS:
Destacar os gêneros que circulam no meio empresarial e científico, promovendo a capacidade do aluno de identificar, interpretar e produzir os diversos tipos textuais, em especial, a dissertação/argumentação. Analisar e produzir textos de caráter científico relacionados à área de estudo e atuação profissional.
COMPETÊNCIAS:
O aluno deverá ser capaz de desenvolver e executar estratégias de comunicação. Organizar o pensamento lógico e as estruturas de argumentação e persuasão. Ter o domínio da língua portuguesa e aplicá-la na produção dos gêneros discursivos referentes às necessidades do âmbito empresarial, tecnológico, científico e pessoal.
EMENTA:
O texto dissertativo-argumentativo. A organização do pensamento lógico e as estruturas de argumentação e persuasão. Mecanismos de coesão e coerência. Os gêneros acadêmicos. Estrutura linguística dos textos acadêmicos. Normas da ABNT. Produção textual. Leitura e interpretação de texto. Revisão gramatical.
BIBLIOGRAFIAS
BÁSICA:
APPOLINÁRIO, F. Metodologia da Ciência: filosofia e prática da pesquisa. Cengage Learning, 2009. MEDEIROS, J. B. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. Atlas, 2009.
KÖCHE, Vanilda Salton; BOFF, Odete M. B.; MARINELLO, Adriane F. Leitura e Produção Textual: gêneros textuais do argumentar e expor. Petrópolis: Vozes, 2010.
COMPLEMENTAR:
ANDRADE, M Margarida. Introdução à Metodologia do trabalho científico. Atlas, 2010.
ASOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: Informação e documentação – Trabalhos acadêmicos – Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2002.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: Informação e Documentação – Referências – Elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2000.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2007. ALMEIDA, N. M. de. Dicionário de Questões Vernáculas. São Paulo: Ática, 2003.