COMUNICAÇÃO ACADÊMICA

40 aulas.

 

OBJETIVOS:

Destacar os gêneros que circulam no meio empresarial e científico, promovendo a capacidade do aluno de identificar, interpretar e produzir os diversos tipos textuais, em especial, a dissertação/argumentação. Analisar e produzir textos de caráter científico relacionados à área de estudo e atuação profissional.

 

COMPETÊNCIAS:

O aluno deverá ser capaz de desenvolver e executar estratégias de comunicação. Organizar o pensamento lógico e as estruturas de argumentação e persuasão. Ter o domínio da língua portuguesa e aplicá-la na produção dos gêneros discursivos referentes às necessidades do âmbito empresarial, tecnológico, científico e pessoal.

 

EMENTA:

O texto dissertativo-argumentativo. A organização do pensamento lógico e as estruturas de argumentação e persuasão. Mecanismos de coesão e coerência. Os gêneros acadêmicos. Estrutura linguística dos textos acadêmicos. Normas da ABNT. Produção textual. Leitura e interpretação de texto. Revisão gramatical.

 

BIBLIOGRAFIAS

BÁSICA:

APPOLINÁRIO, F. Metodologia da Ciência: filosofia e prática da pesquisa. Cengage Learning, 2009. MEDEIROS, J. B. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. Atlas, 2009.

KÖCHE, Vanilda Salton; BOFF, Odete M. B.; MARINELLO, Adriane F. Leitura e Produção Textual: gêneros textuais do argumentar e expor. Petrópolis: Vozes, 2010.

 

COMPLEMENTAR:

ANDRADE, M Margarida. Introdução à Metodologia do trabalho científico. Atlas, 2010.

ASOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: Informação e documentação – Trabalhos acadêmicos – Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2002.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: Informação e Documentação – Referências – Elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2000.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2007. ALMEIDA, N. M. de. Dicionário de Questões Vernáculas. São Paulo: Ática, 2003.

Copyright © 2017 Faculdade de Tecnologia de Mogi Mirim - Arthur de Azevedo - Telefones: (19) 3806-2181 e 3806-3139
Desenvolvido por Joomla 1.7 Templates