CENTRO PAULA SOUZA

O Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) é uma instituição vinculada à Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, destinada a articular, realizar e desenvolver a educação profissional nos níveis Médio/Técnico e Superior/Tecnológico. Ao preparar recursos humanos especializados para o trabalho, o Centro Paula Souza não só se preocupa com a consciência do papel humano e social dos profissionais que forma, como também busca inovar e dinamizar o processo educacional, aperfeiçoando seus docentes, laboratórios e cursos.

O Centro Paula Souza está sediado em um prédio centenário projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo, na cidade de São Paulo.

Suas atividades tiveram início em 06 de outubro de 1969. As primeiras reuniões do Conselho Estadual de Educação para implementar a criação da instituição aconteceram em 1963, quando surgiu a necessidade de formação profissional para acompanhar a expansão industrial paulista daquele período. A idéia de criar um Centro Estadual voltado para a Educação Tecnológica ganhou consistência quando Roberto Costa de Abreu Sodré assumiu o governo do estado de São Paulo, em 1967. Em outubro de 1969, o então governador Abreu Sodré assinou o Decreto-Lei que criou a referida entidade autárquica.

Desde a sua criação, o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza evoluiu muito. Em seu início, funcionavam apenas dois cursos de graduação tecnológica: Construção Civil e Mecânica. Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, o Centro Paula Souza administra 204 Escolas Técnicas (Etecs) e 55 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais em 158 municípios paulistas. As Fatecs Itaquera, na Capital, e Diadema iniciam suas atividades no segundo semestre. As Etecs atendem cerca de 226 mil estudantes nos Ensinos Técnico e Médio. Atualmente, são oferecidos 120 cursos técnicos para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Este número inclui 3 cursos técnicos oferecidos na modalidade semipresencial, 20 cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e 2 cursos técnicos integrados ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Já nas Fatecs, mais de 59 mil alunos estão matriculados nos 61cursos de graduação tecnológica.

O Centro Paula Souza recebeu essa denominação em 10 de outubro de 1971.