METODOLOGIA DE PROJETOS
40 aulas
OBJETIVO: Desenvolver um conteúdo de conhecimentos abrangendo os elementos de Metodologia da Pesquisa de maneira a permitir ao aluno elaborar projeto de pesquisa, bem como trabalhos científicos e tecnológicos.
EMENTA: Tipos de Conhecimento; Método e Técnica; O Processo de Leitura e de Análise Textual; Citações Bibliográficas; Trabalhos Acadêmicos: Tipos, Características e Composição Estrutural; O Projeto de Pesquisa Experimental e Não-Experimental; Pesquisa Qualitativa e Quantitativa; Apresentação Gráfica; Normas da ABNT.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
ANDRADE, M M. Introdução à metodologia do trabalho científico. Atlas, 2009.
COSTA, Marco Antonio F. da; COSTA, Maria de Fátima Barrozo da. Projeto de pesquisa - entenda e faça. Vozes, 2011. PRADO, Fernando Leme do. Metodologia de Projetos. Saraiva, 2011.
COMPLEMENTAR:
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: apresentação de citação de documentos: Rio de Janeiro. Agosto de 2002.
. NBR 6024 Numeração progressiva das seções de um documento. Rio de Janeiro. Agosto de 1989
. NBR 6027 Sumário. Rio de Janeiro. Agosto de 1989
. NBR 6023 Informação Documentação, Referências e Elaboração.. Rio de Janeiro. Agosto de 2002.
. NBR 14724 Informação e documentação. Trabalhos acadêmicos. Apresentação. Rio de Janeiro. Agosto de 2002. POLAK, Peter. Projetos em Engenharia. Hemus, 2005.
SEVERINO, Antonio J. Metodologia do trabalho científico. 23ª Ed., São Paulo: Cortez, 2007.